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Dica de marketing pessoal: veja como abordar corretamente seu networking
Uma verdade no mercado de trabalho é que hoje não basta ser competente para crescer em uma empresa.
Karin Sato
Uma verdade no mercado de trabalho é que hoje não basta ser competente para crescer em uma empresa. É preciso se fazer presente, de forma que seu trabalho seja visto e valorizado. Como? Por meio do marketing pessoal.
Em um artigo da Career Center sobre o assunto, o marketing pessoal é descrito como algo que depende de o profissional saber valorizar histórias de sucesso, apresentando situações nas quais tenha feito a diferença, sempre ressaltando o "como": a maneira como você agiu.
Mas não é possível fazer marketing pessoal sem que se saiba abordar corretamente o seu networking. É comum que as pessoas exagerem na dose e até intimidem conhecidos. Quem se expõe em excesso corre o risco de se prejudicar, ideia que é justamente oposta à do marketing pessoal. Não pareça um desesperado!
Ponto-chave
O ponto-chave do marketing pessoal, na abordagem de pessoas, é ser carismático e capaz de criar empatia. As chances de sucessoaumentam quando se é leal e sincero. Para quem é líder e possui espírito empreendedor, é importante recompensar as pessoas que dão resultados e saber ouvir. Já se você é subordinado a uma pessoa com esse estilo de liderança, seja independente e direto.
Segundo a Career Center, fazer marketing pessoal é fazer política. "Embora este termo esteja se desgastando e tenha hoje uma conotação negativa, a política está em tudo: na família, no trabalho, na relação com amigos. Ser político é comunicar de forma adequada para o público adequado, estar no lugar certo com as pessoas certas, saber ouvir e ficar quieto, e até mesmo ser capaz de 'engolir sapos' de vez em quando".
Outro ponto importante: o profissional deve saber assessorar a sua própria imagem, aprendendo como falar e quando. "Procure tornar-se referência em um determinado assunto, invista em sua educação e na reciclagem de seus conhecimentos e habilidades", recomenda a Career Center, que finaliza: "Um bom marketing pessoal pode ser a diferença entre ser ou não promovido".