Notícias
Notícia
Taxa média de juros do cheque especial sobe para 9,33% a.m. em dezembro
Fonte: InfoMoney
As tentativas do governo de conter as pressões inflacionárias e o mercado aguardando a decisão do Copom sobre a nova taxa básica de juro, que atualmente está em em 13,75% ao ano, fazem com que as instituições financeiras apertem o crédito e mantenham taxas pouco convidativas em algumas modalidades.
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pela Fundação Procon de São Paulo mostra que, em dezembro, na comparação com novembro, os juros médios do cheque especial passaram de 9,24% ao mês para 9,33% mensais - um avanço de 0,09 ponto percentual -, atingindo a maior taxa desde junho de 2003 (9,43%).
O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País. Quanto ao empréstimo pessoal, houve acréscimo de 0,10 ponto percentual da taxa, ficando em 6,25% ao mês.
A entidade recomenda aos consumidores que continuem cautelosos, sendo prudente adiar qualquer decisão de tomada de empréstimo até que as taxas estejam em patamares mais razoáveis.
Por banco
A tabela abaixo mostra os valores cobrados nas instituições pesquisadas nos dois últimos meses e ainda destaca a menor e a maior taxa em cada modalidade:
Fonte: Procon-SP
Perfil: vale esclarecer que as taxas, além de variarem de uma instituição para outra, podem variar de acordo com o perfil do consumidor. É importante ficar atento ao perfil da amostra e ao perfil no qual se enquadra na instituição.